sexta-feira, 25 de março de 2011

Aula Fundamentos de Engenharia do Conhecimento - 24/03/2011

Discussão do artigo  Knowledge Engineering: Principles and Methods - Rudi Studer, V. Richard Benjamins, and Dieter Fensel.


Questões discutidas:




1-    Os primeiros KBS eram baseados em processos de transferência  de conhecimento, quais as dificuldades encontradas?
Resposta: Os KBS eram desenvolvidos para uma solução específica e por isso não possuíam a estrutura necessária para possibilitar a escalabilidade e manutenção e, consequentemente, a construção de sistemas de grande porte e/ou complexos. Os KBSs eram construídos focados em um problema específico e não em um método de solução genérico, o que dificultava o reaproveitamento do sistema e impossibilitava o incremento de funcionalidades ao passo que as organizações evoluíam e se modificavam.

Dessa forma, apesar de os KBSs serem eficientes para o que se propõem, o uso comercial deste tipo de sistema se tornou inviável na época dos primeiros KBSs, justamente pela falta dessas características supracitadas.

2-    Quais as conseqüências de considerar a EC um processo de modelagem do conhecimento?
Resposta: As implicações são:
Um modelo é uma aproximação da realidade. Além disso, o processo de modelagem é infinito, uma atividade que se recria de acordo com as mudanças do domínio no qual ele atua.
O processo de modelagem é cíclico. Novas observações geralmente levam a um refinamento, modificação ou complementação de um modelo já pronto. Por outro lado, essa característica faz com que o modelo possibilite a posterior aquisição de conhecimento.
O processo de modelagem é dependente de interpretações subjetivas do Engenheiro de Conhecimento. Portanto, esse processo é tipicamente sujeito a falhas e uma avaliação do modelo em relação à realidade é fundamental para a criação de um modelo adequado. Sendo assim, o modelo deverá ser passível de revisão em cada etapa do processo de modelagem.

3-    O que é um método de solução de problemas (PSM)  e quais suas influências na EC? Exemplificar.
Resposta: Um Método de Solução de Problemas (PSM) está relacionado à descrição a nível de conhecimento de um processo de solução de problemas. Essa descrição em nível de conhecimento abstrai os detalhes relacionados à implementação do processo de reasoning e permite descrevê-lo em termos de objetivos a serem atingidos, ações necessárias para se atingir os objetivos e o conhecimento necessário para executar essas ações. O conceito de PMS estimulou muitas pesquisas na área de Engenharia do Conhecimento e, sendo assim, influenciou muitas abordagens nesta área.
Ex: Método para executar um projeto, onde se define o objetivo do projeto (objeto a ser alcançado com a finalização do projeto), as metas e etapas que constituem cada fase do projeto, e o conhecimento para executar cada etapa do mesmo.

4-    Qual a abordagem de tarefas genéricas e suas desvantagens?
Resposta: Tarefas Genéricas - TG são estruturas que representam ações intensivas em conhecimento que podem ser reutilizadas para a construção de diferentes KBSs. Dentre as desvantagens das GT estão: (a) falta de flexibilidade, uma vez que a noção de tarefa está fortemente ligada à noção do PSM utilizado; (b) a complexidade das TG difere bastante, o que dificulta seu reuso.

5-    De acordo com os KADs, que tipos de conhecimento são requeridos para resolver um problema? Forneça um exemplo prático.
Resposta:  Os três tipos de conhecimento são:
·         domínio: contexto ao qual pertence o problema. Ex: Fábrica de mesas
·         inferência: como realizar o raciocínio, como encadear as premissas, como os tipos dedutivo, indutivo. Ex: O que é uma mesa, quais suas características, para qual público se destina
·         tarefa: identificação das tarefas e determinação de como executá-las. Os exemplos: diagnóstico, interpretação, classificação. Ex: Quais as ações a serem realizadas e qual sequencia elas deverão ser executadas, como primeiro colocar os pés dos cantos opostos, depois o tampo, etc..

6-    Identificar os três aspectos importantes das linguagens utilizadas para especificar KBS. Explicar cada um deles.
Resposta: 1.Capacidade semântica: capacidade de traduzir o mundo real para uma linguagem de modelagem de sistemas.
2.Dizer como raciocinar: essas linguagens devem fornecer os meios para especificar o raciocínio dinâmico de um SBCs, porque isso estabelece uma parte significativa das competências exigidas por esses sistemas.
3.Grande bases de conhecimento: um KBS utiliza um conjunto que contém uma rica e enorme base de conhecimentos, que por sua vez necessitam serem estruturados para que sua representação ocorra.

7-    Definir ontologia e exemplificar.
Resposta: Uma conceitualização formal e explícita de determinado domínio de conhecimento. Ex: Leis e normas do Tribunal de Contas da União – TCU.

8-    Quais os tipos de ontologias em termos de nível de generalidade?
Resposta:
ontologias genéricas: servem para vários domínios. Ex: ontologia sobre a relação das partes,
• ontologias de aplicação: possui os conhecimentos necessários para a modelagem total de um determinado domínio,
• Ontologias de representação: fracamente orientadas aos domínios.

9-    Para os autores quais são os aspectos técnicos ou tarefas de gestão do conhecimento? Comentar e avaliar criticamente.
A GC almeja a manutenção da memória organizacional. Os autores partem de uma visão simplista, própria da época.

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