sexta-feira, 1 de abril de 2011

IT for KM in the management consulting industry

1.      Quais são as estratégias de conhecimento das firmas de consultoria gerencial?
Utilizam duas abordagens, centralizada/codificada que trata da base da organização de para armazenar o conhecimento de forma generalista, com fraca identificação com o contexto da empresa; e descentralizada/personalizada, que possui forte identificação com o contexto, sendo customizada para um negócio específico. Esta abordagem considera a resolução de novos problemas, comunicação de indivíduos e colaboração no lugar do reuso.
2.      Quais os modelos de conhecimento estabelecidos no artigo?
Modelos representacionais de conhecimento declarativo e processual, em nível de produção. O conhecimento declarativo consiste em estruturas de dados tratados na memória de trabalho. O processamento ocorre pela aplicação de regras de produção para o conteúdo da memória de trabalho. É representado como uma rede semântica rede. Os gânglios da rede são unidades de conhecimento, as bordas entre elas correspondem a certas relações entre estas unidades. Estes elementos de conhecimento estão associados através do seu fluxo de produção. Isso leva à suposição de que o conhecimento de muitos e as ações ou diferentes padrões de comportamento leva a um maior grau de conectividade entre os elementos do conhecimento declarativo.
Modelos de representação proposicional e baseado em regras são modelos para descrever as representações de conhecimento individual e processos de conhecimento em um nível superior ao do modelo anterior. Os modelos apresentados no artigo possuem sempre organização em rede e uma característica central. Eles ainda apontam o conhecimento estrutural como estrutura cognitiva, como uma ligação interna e entendimento conceitual integrativo.
3.      Como o autor classifica as aplicações de TI para gestão do conhecimento? Qual a importância dada a cada tipo nas firmas de consultoria?
A TI atua através de uma relação sinérgica com a gestão do conhecimento - GC o que reflete na geração de crescentes melhorias tanto para a GC quanto para a TI. Sua importância está justamente na evolução de ambas áreas da consultoria.
Quanto a relevância de cada uma:
·         TI: em termos de tecnologias que atuam em sinergia com a GC cita se o Data warehousing e Data mining - armazenamento de dados de eventos passados, Knowledge mining: estrutura tecnológica para receber várias fontes de informação,Search engines, Document management systems, Knowledge creation systems, Groupware: tecnologia que permite a troca de conhecimentos em ambientes específicos; Inteligente agents (software agents): sistemas que operam que utilizam premissas para operar de forma autônoma, inteligente e baseada no conhecimento; Artificial inteligence: sistemas que operam com base em uma estrutura que visa imitar características humanas para gerar conhecimento, Intranets: ambientes virtuais destinados à corporação
·         GC: a seguir estão elencadas as maiores contribuições da gestão do conhecimento atuando em sinergia com a TI: elaboração de estratégias futuras com base na análise do conteúdo organizacional; gestão voltada para a disponibilização de conhecimento estruturado a partir de várias fontes de informação; busca de informações mais produtiva para as necessidades dos trabalhadores do conhecimento; repositórios de conhecimento explícito em forma de documentos importantes da organização; apóiam tarefas intensivas de conhecimento e troca livre de idéias, possibilitando o pensamento e a criatividade em indivíduos ou grupos; captura de informações pertinentes dentro de preferências do usuário sem necessidade de ação direta deste, troca dinâmica de informação e rápida comunicação de clientes, colaboradores e fornecedores.

4.      Quais as tecnologias que as organizações mais utilizam acordo com este estudo? O grupo acredita que deveriam ser realizados esforços para mudar essa realidade? Por que?
Varia de acordo com a organização, entretanto, de acordo com o estudo apresentado pelo artigo, geralmente em primeiro lugar está o email, em segundo a internet e por último as ferramentas de busca.
Desta forma se percebe que os estudos não são aplicados na prática, pois as organizações continuam utilizando ferramentas básicas como as supracitadas. O grupo acredita sim que deveria haver esforços para mudar esta realidade, para que a Gestão do Conhecimento ocorra de forma efetiva.

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