sábado, 2 de abril de 2011




Patricia Salesbrum Elias

O QUE VOCÊ NÃO SABE QUE NÃO SABE...

Uma percepção que é só sua, de uma história que já começou a contar

A vida é uma permanente busca por sabedoria. Conscientes ou não, somos conduzidos através dos anos pela mão divina, enfrentando desafios que nos fazem crescer.

A compreensão das relações e sentimentos não se pode ensinar com palavras. É preciso conhecer a dor, o medo e a morte para dimensionar o amor, em todas as suas formas.

Eu costumava atravessar as tempestades sem olhar para o céu. Meu coração era jovem demais para entender que a perfeição não existe. O erro faz parte da vida como o acerto, e a severidade que o mundo nos impõe é apenas um teste de resistência.

Para cada vitória regada à champagne, somos levados a tropeçar e cair de rosto na terra, para sentir novamente o gosto amargo do remédio. É um ciclo necessário para o amadurecimento da alma, como a curtição contínua de um bom vinho.

Querer negar tudo isso é enfrentar cegamente o desconhecido. É ser pego de surpresa e ver somente a face ruim do malfeitor. É sofrer em demasia, pela inocência infantil, da busca insaciável por prazeres. É errar sem aprender nada de bom.

Eu julgava tudo isso estranho e me vestia de orgulho. Acreditava demais no espelho e na voz parcial que controla o meu ser. Na verdade, eu não sabia que não sabia.

Aliás, a vida é sempre assim. Não importa o que somos ou fizemos. Todo o conhecimento e experiência acumulados ao longo da curta existência humana, servem apenas como contexto para o que está por vir amanhã e depois. Cada momento nos apresenta uma nova leitura dos mesmos valores e sentidos. Estamos sempre reconstruindo a nossa história.

Lembro que não entendia nada sobre a vida, antes de vê-la nascer ou morrer perto de mim. Não entendia de  sonhos, antes de provar o amor. E não entendia a minha própria missão, antes de ser posto em combate.

Hoje, reconheço minhas fraquezas e virtudes, mas ainda não sei o que não sei. Por mais que me esforce em seguir pelo caminho que escolhi, nem sequer posso imaginar os desvios, barreiras e armadilhas que estou prestes a encontrar.

Por isso, não tenho tanta pressa. Hoje, reservo algum tempo para apreciar a paisagem que muda com os anos. O mesmo lugar nunca será o mesmo, pois meus olhos serão diferentes e talvez a beleza de agora seja outra.

Da mesma forma, não me deixo cair e sofrer como antes, pois a dor também muda quando vista de outro lugar. Hoje, posso escolher muito do bem e do mal que ela me faz.

Trabalhar com poesia é viver com alegria. Saber e reconhecer pequenos milagres aumenta a nossa crença em dias melhores. Um dia após o outro. Para cima e adiante!

O que você não sabe que não sabe?

Esta é a pergunta que abre as portas para a sua verdadeira compreensão do que é viver. Uma percepção que é só sua, de uma história que já começou a contar.

Até onde vai a sua vida? Até quando vai se deixar levar pelas aparências? Pela velocidade implacável dos homens? E pelos prazeres inúteis que lhe ferem?

É isso mesmo o que procura? Ser levado pela correnteza, sem fazer qualquer diferença?

Vai continuar sofrendo por antecipação? Ou vai levar tudo na flauta? Julgando os outros, sem perceber que são iguais a ti?

A sabedoria acontece, com mais ou menos dor e sofrimento.  
Tudo depende do que você não sabe que não sabe.

Enfrente os dias sem esperar a perfeição, com uma postura de aprendiz confiante.

Tudo ficará bem melhor, se estiver nas mãos de quem sabe cuidar. (Sergio Buaiz)
Tags: EDUCAÇÃO

Nenhum comentário: